Livro do artista

Depois de nossa exposição começamos a estudar a literatura infantil e logo depois o livro do artista.
Encontramos um texto interessante da seguinte estudiosa:

O Livro do artista

Livro de artista é campo de experimentações poéticas, onde o tempo é circular, a sequência é parte fundamental, é um objeto tridimensional pleno de criações poéticas bidimensionais. Nos meus livros de artista a palavra é imagem e a imagem é palavra desenhada, folha a folha são construções poéticas com circularidade, o meu suporte de eleição é o papel.
Os livros de artista são livros produzidos por artistas, na sua maioria para manuseio direto, assim possibilitando uma aproximação física, tatil e visual com a produção artística. Os livros de artista são sempre edições especiais, podendo o artista fazer edição de exemplar único ou múltiplos exemplares. Os livros de artista são espaços de criação, onde se exploram vários tipos de narrativas, são locais privilegiados para experiências plásticas, no livro de artista é possível fazer uso de várias linguagens poéticas (artes visuais, poesia, literatura ...) somando e criando interligações de tempo e espaço, tempo e movimento. É de extrema importância o desenho das palavras, as palavras como imagens, as imagens como palavras, com igual relevância poética.

Constança Lucas: poeta, artista visual, professora de artes visuais e ilustradora. em São Paulo / Brasil. Mestre e Doutora em Artes Visuais, área Poéticas Visuais, pela Universidade de São Paulo (ECA/USP).







Comentários

Postagens mais visitadas