Poesia Bucólica

Finalizando nossos estudos literários e de criação literária do ano de 2020, apresentamos a poesia bucólica. O que vem a ser?

O poema bucólico é aquele que está repleto de ingenuidade, ausente de malícia. A maioria dos temas trazem à tona a vida campestre ou pastoril. O caráter dos costumes rurais, a dimensão poética da paisagem, o que também pode ser encontrado no Romance Pastoril. Neste gênero existem dois temas centrais: a idealização da natureza e o amor como tema principal.

O Arcadismo foi um movimento literário do século XVIII que tinha como tema nos seus escritos descrições bucólicas da natureza.

Alguns exemplos de poemas dessa época são:

Cláudio Manuel da Costa

XCVIII

Destes penhascos fez a natureza
O berço em que nasci: oh! quem cuidara
Que entre penhas tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza!

Amor, que vence os tigres, por empresa
Tomou logo render-me; ele declara
Contra o meu coração guerra tão rara,
Que não me foi bastante a fortaleza.

Por mais que eu mesmo conhecesse o dano,
A que dava ocasião minha brandura,
Nunca pude fugir ao cego engano:

Vós, que ostentais a condição mais dura,
Temei, penhas, temeis, que Amor tirano,
Onde há mais resistência, mais se apura.



Tomás Antônio Gonzaga

Lira I

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado;
De tosco trato, de expressões grosseiro,
Dos frios gelos, e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal, e nele assisto;
Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite,
E mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!

Eu vi o meu semblante numa fonte,
Dos anos inda não está cortado:
Os pastores, que habitam este monte,
Respeitam o poder do meu cajado.
Com tal destreza toco a sanfoninha,
Que inveja até me tem o próprio Alceste:
Ao som dela concerto a voz celeste;
Nem canto letra, que não seja minha,
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!

Mas tendo tantos dotes da ventura,
Só apreço lhes dou, gentil Pastora,
Depois que teu afeto me segura,
Que queres do que tenho ser senhora.
É bom, minha Marília, é bom ser dono
De um rebanho, que cubra monte, e prado;
Porém, gentil Pastora, o teu agrado
Vale mais q’um rebanho, e mais q’um trono.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!
[...]

E hoje? Estamos no século XXI
Autores que merecem destaque e escreveram com a temática da natureza:

As Vinhas da Ira
Publicada em 1939 pelo norte-americano Johan Steinbeck, As vinhas da ira é narrado durante a Grande Depressão dos Estados Unidos na década de 1930. A história contada é a da família Joad, que parte de suas terras em busca de trabalho nos pomares, algodoais e vinhedos da Califórnia. Além do livro, clássico, a adaptação do livro para o cinema se tornou famosa sob a direção de John Ford.

Orgulho e preconceito
Orgulho e Preconceito foi escrito por Jane Austen, famosa escritora inglesa que nasceu em 1775 no interior do país. O romance foi publicado em 1813 e se passa no final do século XVIII. Seu enredo gira em torno de Elizabeth Bennet, jovem de vinte anos que vivia com sua família em um ambiente rural da Inglaterra, e do seu romance com o jovem Darcy. A obra foi adaptada ao cinema e lançado em 2006 no Brasil sob o mesmo título do livro.

Anne of Green Gables
Considerado uma obra juvenil, Anne of Green Gables foi publicado em 1908. A história fala sobre a vida de Anne Shirley, uma menina órfã de 11 anos enviada para crescer em uma fazenda. O romance da escritora Canadense L.M Montgomery é considerado um clássico e também foi adaptado para o cinema.

Auto da compadecida
A peça teatral de Ariano Suassuna se passa no Nordeste brasileiro e conta as aventuras da dupla João Grilo e Chicó. Escrita em 1955, é recheada de bom humor e da cultura local. Um filme adaptado da peça foi lançado 2000 é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro.

E você leitor (a), teria um texto bucólico em prosa ou verso que gostaria de compartilhar conosco? Escreva para:
letrasnojardim@gmail.com


Referências:
GALO, Manuel da Silva. Bucolismo.
JUNIOR, Benjamin Abdala  Org. Antologia de Poesia Brasileira - Realismo e Parnasianismo. Atica, 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas