Histórico da Oficina Literária Letras no Jardim

A Oficina Literária surgiu em maio de 2008 nos jardins de uma casa. Eram quatro escritores que discutiam seus escritos. O grupo foi crescendo e passamos a ocupar o auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Começamos a estudar os diferentes gêneros literários. Poesia, conto, crônica, romance, dramaturgia. Durante a oficina de dramaturgia surgiu o grupo de teatro da Cia.de Teatro Letras no Jardim que tem apresentado várias peças e o grupo do cinema que já produziu dois curtas metragens e um documentário. Estes mais experimentais. Com o passar do tempo começamos a contar histórias nas escolas da cidade e em outras regiões de Santa Catarina.

terça-feira, 24 de junho de 2008

O QUE É "PÃO POR DEUS"?

PÃO POR DEUS

Forma literária genuinamente catarinense – açoriana – da ilha da madeira
É apresentada geralmente em papel quadrado de tamanho médio, com bordas enfeitadas e no meio uma mensagem (quarteto) fazendo um pedido ou declaração. O papel (suporte) pode ter diversos formatos entre eles, coração. Os açorianos colocavam a mensagem dentro de um pão e entregavam a quem queriam homenagear. Por isso o nome.

Ex.: La vai o meu coração
Neste papel recortado
Vai pedir o pão por Deus
A quem é do meu agrado.

Estrutura: são 4 versos, usar rima entre 2º e 4º verso. Recordina maior – 7 sílabas. Não é preciso colocar a palavra pão por Deus.



As estrelas são meu teto,
Teu coração é um ninho.
Se me deres pão por Deus
Eu me faço passarinho. (autor: Hugo Mund Junior)

Nenhum comentário: