Dramaturgia - Susana Zilli

Dramaturgia é a arte de composição do drama e sua apresentação no palco. Algumas obras são escritas especificamente para a representação no palco, e outras são adaptadas por um profissional chamado dramaturgo. Difere da escrita comum literária por ser mais como uma estruturação da história aos elementos específicos do teatro. É característico da dramaturgia compor histórias para serem faladas no palco, pois trata-se do estudo do drama propriamente dito, onde o dramaturgo, ao escrever uma peça teatral, cria personagens e conflitos que, ao serem apresentados, dão a impressão de que aquilo está acontecendo "aqui e agora". Porém a dramaturgia não está relacionada somente ao texto teatral, ela está presente em toda obra escrita com o intuito de se contar uma história como: roteiros cinematográficos, romances, contos e telenovelas.

Aristóteles definia dramaturgia como a organização de ações humanas de forma coerente provocando fortes emoções ou um estado irreprimível de gozo ou maravilhamento.

Comentários

Cris disse…
Minha querida poetisa Susana.
É um grande prazer ler-te aqui,em mais este espaço.É isso ai,o ser humano conquista o mundo através de idéias e palavras.Damos passos largos no caminho da evolução,e as escritas marcam estes passos para os que virão.
Também estás tauada em meu coração.
Um abraço bem forte e beijos sorridentes.

Postagens mais visitadas