Arte Postal




















A arte postal, também conhecida pela expressão inglesa mail art, é uma forma de arte que utiliza objetos relacionados ao correio como meio. O termo arte postal pode se referir a uma mensagem individual, o meio pelo qual ela é enviada, ou a um gênero artístico. Muitas vezes ela é também referida em inglês como Correspondence/Mail Art (CMA). Ela se iniciou em meados do século XX na "Correspondance Art School" de Nova Iorque e teve grande expressão nas décadas de 1970 e 1980.
Artistas postais tipicamente trocam mensagens na forma de cartas ilustradas, envelopes decorados ou ilustrados, cartões postais, objetos tridimensionais, etc. Uma rede internacional de arte postal amorfa envolvendo milhares de participantes em mais de cinquenta países desenvolveu-se entre as décadas de 1950 e 1990. Ela foi influenciada por outros movimentos, como o Dadaísmo e grupo Fluxus.
Uma ideia da arte postal é a de troca sem comércio; a arte postal inicial era, em parte, uma esnobada de galerias de arte, show de jurados, e exclusividade em arte. Um dito no movimento de arte postal é "remetentes recebem" ("senders receive"), significando que alguém não deve esperar receber arte postal a menos que participe ativamente do movimento.

Comentários

Postagens mais visitadas