CRÔNICA HUMORÍSTICA


Esta semana, dando continuidade a nosso estudo, vimos a crônica humorística. Vimos autores como Luis Fernando Veríssimo e fizemos analogia com o Impressionismo. O quê isso tem a ver? Descubra na próxima sexta-feira às 17:00h na Livros e Livros da rua Jerônimo Coelho - Centro de Florianópolis.

A crônica humorística apresenta uma visão irônica ou cômica dos fatos apresentados.

Uma crônica é uma sequência de fatos.
Só para lembrar:
Como se elabora uma Crônica?
Deve existir uma relação de acontecimentos ordenados segundo a marcha do tempo. Há seqüência cronológica. A crônica oscila entre a reportagem e a literatura, entre o relato impessoal, frio de um acontecimento trivial e a recriação do cotidiano por meio da fantasia.

Etapas para escrever sua crônica:
1. Escolha algum acontecimento atual que lhe chame a atenção. Você pode procurá-lo em meios como jornais, revistas e noticiários. Outra boa forma de encontrar um tema é andar, abrir a janela, conversar com as pessoas, ou seja, entrar em contato com a infinidade de coisas que acontecem ao seu redor. Tudo pode ser assunto para uma crônica.É importante que o tema escolhido desperte o seu interesse, cause em você alguma sensação interessante: entusiasmo, horror, desânimo, indignação, felicidade... Isso pode ajudá-lo a escrever uma crônica com maior facilidade.
2. Muito bem. Agora que você já selecionou um acontecimento interessante, tente formular algumas opiniões sobre esse fato. Você pode fazer uma lista com essas idéias antes de começar a crônica propriamente dita. Frases como as que seguem abaixo podem ser um bom começo para você fazer a sua lista:
"Quando penso nesse fato, a primeira idéia que me vem à mente...""Na minha opinião esse fato é..." "Se eu estivesse nessa situação, eu...""Ao saber desse fato eu me senti...""Sobre esse fato, as pessoas estão dizendo que...""A solução para isso...""Esse fato está relacionado com a minha realidade, pois..."

Fonte:
letrasnojardim.blogspot.com
A Criação Literária – prosa – Massaud Moisés

Comentários

Postagens mais visitadas