Construtivismo nas artes e letras
Começamos a estudar o construtivismo nas artes e letras. Continuaremos com este tema até junho. Do que se trata?
- Construtivismo nas Artes e Letras
- O Construtivismo representou um movimento de vanguarda artística (artes plásticas, escultura, arquitetura, cenografia, dança, fotografia, design) que surgiu no início do século XX na capital russa, Moscovo. Durou até meados da década de 1920 e influenciou o movimento artístico da Bauhaus.
- Essa vertente de influência futurista, esteve preocupada em mostrar uma nova configuração da arte, imbuídas dos aspectos da Revolução Industrial, ou seja, uma arte que rompia com o passado tradicional, trazendo à tona outras formas de apresentação, associados aos avanços técnicos e tecnológicos modernos, por exemplo, as máquinas, engenharia, eletrônica, evolução fabril, dentre outros.
- Para isso, os artistas construtivistas, sobretudo os precursores e fundadores do movimento Vladimir Tatlin, Aleksandr Rodchenko, El Lissitzky e Naum Gabo, utilizaram a tridimensionalidade, o relevo, o objeto industrial, a fotografia, a tipografia e a moda para expressarem os ideais do movimento.
- Embora tenha influenciado grande parte da arte moderna ocidental, no Brasil, o movimento concretista e neoconcretista foram os que mais se aproximaram do Construtivismo russo.
- Para saber mais: Concretismo e Neoconcretismo
- Principais Características
- As principais características do movimento construtiva foram:
- Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica
- Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)
- Arte Geométrica, abstrata e tridimensional
- Anti-arte e experimentações artísticas
- Influência do futurismo, marxismo e racionalismo científico
- Contrário ao naturalismo e expressionismo
- Temas de cunho político e sociais
- Fonte:
- DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 304 p.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Marcadores:
Bauhaus
construtivismo russo
Tatlin
vanguardas
Comentários