Quarto Encontro Latinoamericano de Artes e Letras

Estamos nos preparando para as atividades do Quarto Encontro Latinoamericano de Artes e Letras que este ano será na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O homenageado deste ano é o artista Silvio Pléticos. Artistas e escritores de Brasil, Chile, Argentina e Uruguai se farão presentes com suas obras de arte e livros.


TEXTO CURATORIAL  E TEXTO DA SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
4° Encontro Latinoamericano de Artes e Letras

A exposição do 4o Encontro Latinoamericano de Artes e Letras promovido pela Associação Oficina Literária Letras no Jardim integra países do cone sul e este ano presta homenagem ao artista Silvio Pléticos, nascido na Itália, residente no Brasil desde 1960. Os artistas convidados para compor a mostra transitam entre a arte figurativa, abstrata e técnica mista. Nos abstratos se destacam Joelma Mottin com seus mosaicos e Paulo Rafael Cappai que utiliza materiais como alumínio, CDs, isopor, arame, madeira, tinta, massa plástica, couro, canos, correntes de motos, peças de ventilador, máquinas de costura e placas de computador em seus quadros e esculturas.
A arte figurativa é apresentada por artistas como Hamilton Souza, Gisele Duro Zanini, Hugo Rubilar, Juan Godoy, Doris Plaza, Janice de Bittencourt Pavan e Maria da Graça Fornari. A escultura se faz presente com José Reginaldo Galão e a técnica de modelagem em PVC, Moair Nunes com as “Raízes da Terra; a fotografia com Isadora Azevedo e a técnica mista com Patricia Di Loreto e Milka Plaza.
Nesta interação com o público, proposta pela curadora, se apresenta uma experiência de conhecer o imaginário dos artistas que trazem no seu âmago influências de movimentos cubistas, realistas, expressionistas; e nas obras dos escritores e poetas, a metáfora, a poesia urbana, política, romântica, textos simbolistas, históricos, fantásticos, que envolvem lendas e costumes dos povos. Os escritores participantes darão a conhecer seus livros de contos, poesias, crônicas e romances. Nomes como Janice de Bittencourt Pavan, Susana Zilli de Mello, Milka Plaza, Josias Rosa, Claudia Silva Amado, Maria da Graça Fornari, Moair Nunes, José Reginaldo Galão, Edenice Fraga, Odair Ribeiro, Carmen Cela, Luiz Pi de Freitas, enriquecem este cenário cultural.
Em paralelo a esta exposição, acontecerá nos dias 27 e 31 de outubro e nos dias 03, 07 e 10 de novembro no Espaço Cultural Rita Maria, das 15:00h às 17:00h, o encontro com artistas e escritores que estarão falando a respeito de suas obras e processos criativos, como forma de integrar a comunidade em um processo de arte educação de forma a estreitar os laços com o público leitor-espectador. Como dizia Aristóteles, “a alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais”, principalmente, com estes artistas e escritores que aceitaram participar nesta edição internacional. Homenagear Silvio Pléticos é homenagear a história desde a Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, pois este artista de 90 anos vivenciou momentos de transformações da sociedade e metamorfoses de movimentos artísticos e literários que influenciaram gerações.

Milka Plaza
Curadora da Exposição, Presidente da Associação Oficina Literária Letras no Jardim, Mestre em Arte Educação, artista plástica, escritora – Membro da Academia de Letras do Brasil, e da Academia Boituvense de Letras e Artes (Boituva/ SP) e da Confederação Brasileira de Letras e Artes – CONBLA - SP.

No dia da abertura haverá sessão de autógrafos dos livros "Florianópolis, Ilha da Magia e do Encanto", de José Reginaldo Galão, "Transe" de Claudia Silva Amado e lançamento do livro "Curvas da Vida" de Milka Lorena Plaza Carvajal.




Comentários

Pelicanaesther disse…
Parabéns, Milka! Construindo a estrada com bases sólidas, teus projetos vão longe!!! Fico muito faceira.

Postagens mais visitadas