Leitura dramática

Seguindo a programação deste ano, ficou combinado de que no último dia de cada ciclo de estudos iríamos rever o que é leitura dramática.
O que é isso? Como surgiu?

A leitura dramática, é uma leitura em voz alta de texto teatral para um público. É realizada com base em um gênero específico, o texto dramático ou teatral. Como é uma leitura pública, ela exige um estudo aprofundado do texto para que se entenda toda a narrativa construída com os diálogos.

Um bom exercício nesta época de pandemia é treinar em voz alta e gravar sua voz, tentando dar ênfase aos diálogos que se apresentam.

Os objetivos são:
- Aprimorar a fluência leitora.
- Conhecer o gênero texto teatral.
- Ampliar a compreensão durante a leitura de textos.

Para ensaiar a leitura dramática. Realize varias vezes a leitura de um texto, faça marcação em seus diálogos, realize os ensaios em voz alta, repasse a leitura várias vezes e tenha cuidado com a entonação e o ritmo, construa imagens mentais do que está lendo.

Apresentamos o vídeo de leitura dramática " Meu Nelson Rodrigues Favorito - Fernanda Montenegro"


Uma tarefa é treinar sua leitura com o seguinte trecho de Caio Fernando Abreu

"Não quero dramatizar e fazer dos problemas reais monstros insolúveis, becos-sem-saída.
Nada é muito terrível. Só viver, não é? A barra mesmo é ter que estar vivo e ter que desdobrar, batalhar um jeito qualquer de ficar numa boa. O meu tem sido olhar pra dentro, devagar, ter muito cuidado com cada palavra, com cada movimento, com cada coisa que me ligue ao de fora. Até que os dois ritmos naturalmente se encaixem outra vez e passem a fluir.
Porque não estou fluindo." (Caio Fernando Abreu)

Escreva para nós a respeito de suas impressões e nos envie um texto de sua autoria que possa ser lido com dramaticidade. 
letrasnojardim@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas