Poesias de Amor - A quadra

Finalizando o estudo de poesias de amor e dando sequência à postagem anterior em que dissemos que para quem é escritor, poeta, a poesia é sentimento, emoção, é a subjetividade, o eu que se apresenta de maneira implícita ou não, por meio de figuras de linguagens como a metáfora. Continua a pergunta: o que vem a ser a poesia de amor?
Como explicar o amor? Somente sabe quem o sente?

Do livro dos significado, etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.

Definir o que é o amor não é uma tarefa fácil, pois para cada pessoa, o amor pode representar algo diferente. Deixamos o assunto para comentários que podem ser postados no final deste post.

Na sequência dos assuntos iremos estudar a Quadra.

Quadras são pequenos poemas formados por uma estrofe de quatro versos. Rimam-se, geralmente, o segundo e o quarto versos. Os temas são simples e muito ao gosto popular.

Existem vários tipos de quadras como por exemplo, quadrissílaba (acentua na quarta sílaba tônica), pentassílaba (acentua na quinta sílaba tônica, Hexassílaba (6a sílaba tônica), Heptassílaba (7a sílaba tônica).

Referência: MENEZES, Roberto Rodrigues. Caderno Literário, 2018.

A seguir, uma quadra de amor de Fernando Pessoa:

Eu tenho um colar de pérolas
Enfiado para te dar:
As pérolas são os meus beijos,
O fio é o meu pesar.


Convido os colegas para realizar quadras de amor e enviar para:
letrasnojardim@gmail.com

Comentários

Muito bom Milka, obrigada pela oficina. ❤
Muito bom Milka, obrigada pela oficina. ❤

Postagens mais visitadas