Poesias de Amor

Caros leitores e colegas das letras e de Letras no Jardim. No mês de março tivemos a oportunidade de estudar a respeito do que vem a ser a crônica e demos ênfase às crônicas de engraçadas e de amor, com participação de colegas interessados no assunto.
Este mês a proposta é estudar poesias de amor, versos livres, haikai e quadrilha.

O que é poesia?
Poesia, para o escritor José Reginaldo Galão, é o sentimento da alma. Na gramática portuguesa, poesia é a composição em versos (livres e/ou providos de rima),  com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens. Imagens visuais ou verbais.
No wikipedia, a poesia retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema.
Para quem é escritor, poeta, a poesia é sentimento, emoção, é a subjetividade, o eu que se apresenta de maneira implícita ou não, por meio de figuras de linguagens como a metáfora.

O que vem a ser a poesia de amor?
Como explicar o amor? Somente sabe quem o sente. Amor entre amigos, irmãos, pais, namorados, existem várias maneiras de expressar o amor. E no poema? O que é poesia e poema? O poema é a estrutura, a formação de versos, rimas, estrofes. A poesia é a emoção causadora do poema.

No livro Escribir Poesia de Ariel Rivadeneira, a poesía é um modo de viver e perceber o mundo. Escrever poesía é transformar em música e dizer por meio de símbolos o que nos ocorre todos os dias.

Apresento a vocês o poema de amor de Carlos Drummond de Andrade


Memória - Carlos Drummond de Andrade

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.


Ficamos no aguardo dos colegas que queiram enviar seu poema. Alguns serão escolhidos para serem publicados na próxima edição. Quem quiser participar pode enviar para:
letrasnojardim@gmail.com

Comentários

Susana disse…
Boa tarde!

O poema é a estrutura, a poesia, o sentimento mais íntimo que vem da alma. É uma bela definição!!

Então, vamos poetizar!!

Um abraço da Susana Zilli
Anônimo disse…
Obrigada Susana! Cordial abraço!

Postagens mais visitadas