Leitura dramática II

No programa deste ano da Associação Literária Letras no Jardim combinamos de que no último dia de cada mês faríamos um exercício de leitura dramática.
Relembrando o último encontro, um bom exercício nesta época de pandemia é treinar em voz alta e gravar sua voz, tentando dar ênfase aos diálogos que se apresentam.
Os objetivos são:
- Aprimorar a fluência leitora.
- Conhecer o gênero texto teatral.
- Ampliar a compreensão durante a leitura de textos.

A leitura dramática é a apresentação em voz alta de uma peça teatral para um público. Ao contrário da dramatização, a atividade enfoca especificamente o ato de ler. A entonação, a fluidez na fala e a transposição das emoções são o cerne do trabalho, em lugar, por exemplo, do figurino e da cenografia. Como o sucesso da apresentação depende unicamente das palavras, é preciso que os participantes entendam cada termo que recitam, desenvolvendo a capacidade de compreensão. O grande mérito dessa atividade é atribuir sentido aos exercícios, coisa que não ocorre na repetição em voz alta de textos aleatórios. Para isso, há de se empenhar bem, pois quando se entende o papel do personagem existe envolvimento.

Vamos fazer um exercício tomando como exemplo um trecho de um poema da literatura de cordel. Nele se conta uma história.


Lá vai minha tentativa. Convido vocês a enviarem seus textos para o próximo exercício de leitura dramática para letrasnojardim@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas