Poesia Concreta

Caros amigos e leitores do Brasil e do mundo, continuando com as atividades deste ano, em Junho escreveremos sobre Poesia. Neste encontro falaremos sobre a poesia Concreta. O que vem a ser? Vamos a relembrar.

O que é o Concretismo?
O concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa em meados do século XX, o qual visava a criação de uma nova linguagem, uma arte abstrata. Esse movimento de vanguarda influenciou as artes literárias, musicais e figurativas.
Concretismo no Brasil. No Brasil, esse movimento vanguardista chegou por volta de 1950, através do Suíço, Max Bill (1908-1994), um dos precursores do movimento, ao lado do russo Vladimir Maiakovski (1893-1930). Bill popularizou as concepções dessa nova tendência na Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956.
A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes plásticas). Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista “Noigrandes”, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.  Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.  O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.
Características que podemos apontar deste tipo de poesia são:
- a eliminação do verso;
- o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
- a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
- o uso de neologismos e termos estrangeiros;
- decomposição das palavras;
- possibilidades de múltiplas leituras.
Atualmente, as estratégias de marketing utilizam o concretismo para divulgar um serviço, produto ou marca utilizando figuras geométricas, linhas curvas, retas, pontos a transmitir uma mensagem por meio da leitura de imagens.

Décio Pignatari foi um publicitário, poeta, ator, ensaísta, professor e tradutor brasileiro e junto com os irmãos (Haroldo e Humbeerto de Campos criou o Concretismo em São Paulo. Poemas dele são apresentados a seguir:
Templo Cultural Delfos: Décio Pignatari - invenção e construção ...

poesia.net 96 - Décio Pignatari 

by Décio Pignatari (com imagens) | Poesia concreta, Poesia, Haicai
Mais dados a respeito dele podem ser encontrados no texto a seguir, cedido pelo Centro Cultural de São Paulo, disponibilizado na Internet:


 Decio Pignatari


Convidamos nossos leitores a participar conosco e enviar seus poemas "concretos" para:
letrasnojardim@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas