Poesia Infantil e Poesia Folclórica

Continuando com o tema do encontro anterior, lembramos que a poesia infantil é uma poesia escrita ou apropriada para crianças. Isso pode incluir poesia folclórica; poesia escrita intencionalmente para jovens; poesia escrita originalmente para adultos, mas apropriada para jovens; e poemas retirados de obras em prosa.

Cecília Meireles, apaixonada por música, estudou canto, violão e violino, mas o amor pelos livros levou a poeta brasileira a se tornar uma professora dedicada às crianças, por quem nutriu um carinho muito especial. O poema a seguir, denota a musicalidade, doçura e encanto.


A bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

No que se refere à Poesia Folclórica, podemos dizer que esse tipo de produção está muito relacionada às manifestações populares e às crenças e tradições do interior do Brasil. Os poemas do folclore brasileiro fazem parte da infância de nossas crianças, e estão entre as produções mais ricas e importantes de nossa cultura.


O Rei mandou me chamar (autor desconhecido)
O Rei mandou me chamar,
pra casar com sua filha.
Só de dote ele me dava,
Europa, França e Bahia.
Me lembrei do meu ranchinho,
da roça, do meu feijão.
O Rei mandou me chamar.
Ó seu Rei, não quero não.


Boto Cor-de-Rosa (Mariane Bigio)
Sou bicho que vive n’água
mas a noite quando vem
me transforma num humano
tão belo como ninguém
depois de bailar com as moças
volto ao rio e durmo bem…

No livro "Literatura Infantil - Voz de Criança", encontramos a seguinte passagem:"Os textos da literatura infantil pautam-se pelo resgate da oralidade na escritura, bebendo na fonte originária do ato de narrar......aquele que fala tenta mostrar de forma imediata ao interlocutor o objeto de sua fala, através de vários canais simultâneos: palavra, entoação (ritmo), expressão corporal. (PALO, OLIVEIRA, p.44).

Caros leitores, convidamos a se nutrir de nosso blog e a enviar seu poema infantil, se quiser ver ele no nosso blog. Escreva para:
letrasnojardim@gmail.com


Referência bibliográfica:
PALO, Maria José, OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura Infantil - Voz de criança. Atíca: São Paulo, 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas