Conto de Mistério

O que é o conto de mistério?
Lembrando que:
Na estrutura do conto há um só drama, um só conflito. Rejeita as digressões e as extrapolações, pois busca um só objetivo, um só efeito. Com isso, a dimensão do conto é reduzida: o autor usa a contração, isto é, a economia dos meios narrativos. Essa preferência pela concisão e a concentração dos efeitos torna o conto uma narrativa curta. Uma característica importante é que ele termina justamente no clímax, ao contrário do romance em que o clímax aparece em algum ponto antes do final. O espaço físico da narrativa normalmente não varia muito devido à própria dimensão do conto. A variação temporal não importa: o passado e o futuro do fato narrado são irrelevantes. Caso seja necessário, o contista condensa o passado e o expõe ao leitor em poucas linhas. Devido a essas características (pequena extensão e pouca variação espacial e temporal) o número de personagens que participam do conto é pequeno. Também não há espaço para personagens complexas: a ênfase é colocada em suas ações e não em seu caráter. É claro que essas características do conto podem variar de uma época para outra, mas essas variações ocorrem em maior ou menor grau constituindo sempre uma estrutura básica que configura o gênero.

E onde entra o mistério?
Os contos de mistério tem como característica uma história que pode ser sobrenatural ou somente um suspense, com uma situação mal resolvida onde as peças vão se encaixando no decorrer da narrativa, sem tantas pistas para o leitor, atingindo o clímax onde há a explicação.

Ele é estruturado com uma introdução das personagens e da trama, o desenvolvimento dos fatos e o clímax, onde a situação de mistério é resolvida.

Exemplo de conto de mistério:

- O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida 
Resumo do conto: Em uma cidade interiorana, começa a ocorrer uma série de assassinatos. As vítimas têm dois traços em comum: são ruivas e, antes de morrer, receberam um escaravelho. A primeira delas é Hugo "Foguinho" que é encontrado morto com uma antiga espada encravada no peito. Logo, aparece outra vítima que também recebeu um escaravelho antes de morrer. O delegado Pimentel e o garoto Alberto Maltese começam uma busca por este assassino em série.

Neste link pode se baixar ou ler o livro em pdf:

Untitled


Lembre que pode enviar seu texto para nós, referente ao assunto postado, para ser publicado no blog do letras no jardim.
letrasnojardim@gmail.com

Esperamos que tenha gostado. Participe conosco! Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas