Conto de Terror

Continuando nossos estudos deste ano de 2020, iniciamos o mês de Julho com o conto de terror. Antes de iniciar o gênero conto de terror, é bom relembrar o que vem a ser um conto.

Na estrutura do conto há um só drama, um só conflito. Rejeita as digressões e as extrapolações, pois busca um só objetivo, um só efeito. Com isso, a dimensão do conto é reduzida: o autor usa a contração, isto é, a economia dos meios narrativos. Essa preferência pela concisão e a concentração dos efeitos torna o conto uma narrativa curta. Uma característica importante é que ele termina justamente no clímax, ao contrário do romance em que o clímax aparece em algum ponto antes do final.
O espaço físico da narrativa normalmente não varia muito devido à própria dimensão do conto. A variação temporal não importa: o passado e o futuro do fato narrado são irrelevantes. Caso seja necessário, o contista condensa o passado e o expõe ao leitor em poucas linhas.
Devido a essas características (pequena extensão e pouca variação espacial e temporal) o número de personagens que participam do conto é pequeno. Também não há espaço para personagens complexas: a ênfase é colocada em suas ações e não em seu caráter.
É claro que essas características do conto podem variar de uma época para outra, mas essas variações ocorrem em maior ou menor grau constituindo sempre uma estrutura básica que configura o gênero.

Fonte: Criação Literária - Massaud Moisés.


O Conto de Terror
Um conto de terror, é um relato literário ficcional que visa provocar sentimentos de medo no leitor. Nesse sentido, apresenta histórias vinculadas às temáticas mais atemorizantes para os seres humanos, como a morte, as doenças, os crimes, as catástrofes naturais, os espíritos e as bestas sobrenaturais.
Um dos principais modos de desenvolver um conto de terror é através de elementos que não possuem uma explicação. Por exemplo: algo que atenta contra a sanidade ou mesmo contra a vida do personagem principal. Outros elementos como a dúvida ou o vacilar do personagem também ajudam a tornar a história mais emocionante. Num conto de terror, praticamente sempre há elementos de mistério e suspense. Sendo esses um uma espécie de fundamento para o desenvolvimento de um conto desse gênero.
Há muitos que confundem o gênero terror com horror. Enquanto o horror diz respeito a cenas onde faz despertar no espectador um sentimento de repulsa (algo nojento, pavoroso ou repugnante), no terror o sentimento despertado é o medo.
Entre os máximos expoentes do conto de terror, destacam-se o Americanos Edgar Allan Poe (1809-1849), H.P. Lovecraft (1890-1937) e Stephen King (1947), e o Francês Guy de Maupassant (1850-1893).

Stephen King,
Stephen Edwin King é um escritor norte-americano de terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia, mestre deste gênero literário e em descrever cenários.
no livro PRIMAVERA VERMELHA,  é possivel ter uma visão clara dos locais onde os acontecimentos se passam, até sentir frio com as suas descrições do clima e do ambiente e pode-se imaginar os personagens com os pormenores que o autor os descreve, como descrito a seguir:

"Veio o crepúsculo, e com ele a neblina, subindo pelas avenidas arborizadas devagar, quase pensativamente, borrando um a um os contornos dos prédios. Era uma névoa suave, mas de algum modo implacável e assustadora. Jack Salto-de-Molas era um homem, ninguém parecia duvidar disso, mas a neblina era sua cúmplice e era feminina...ou pelo menos assim me parecia."

No conto O CEMITÉRIO ele escreve:
"Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites."

Você se anima a enviar para nós um trecho de seu conto de terror? Participe conosco!
letrasnojardim@gmail.com

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Passei minha infância e juventude, sem nunca ter imaginado que no decorrer de minha vida e já na velhice, eu me tornaria escritor.
Há seis anos passados comecei a frequentar os encontros literários ministrados pela Professora Milka Plaza, Presidente e fundadora da Associação Literária Letras no Jardim.
Como resultado destes encontros, eu hoje com 73 anos de idade, estou terminando de escrever meu sétimo livro.
Atualmente pertenço a várias Academias de Letras e artes das quais fui agraciado com muitos títulos Acadêmicos.
Obs: Os encontros Literários são abertos à comunidade (totalmente gratuito).
José Reginaldo Galão
https://josereginaldogalao.blogspot.com/

Postagens mais visitadas