Drama e Palco
Continuando com nossas atividades de Criação Literária deste mês, iniciaremos nosso estudo de Drama e Palco.
O que é Drama? Lembrando que como escritores temos que preparar o texto para o (a) diretor (a) de teatro. Nós somos os escritores roteiristas que criamos e adaptamos textos para o teatro.
O drama tem a sua origem no Séc. V a.C., na Grécia, onde aparecem as relações entre os personagens, com seus conflitos, e sem a necessidade de interferência do narrador para que a ação dramática seja compreendida pelo público. Os personagens nesse período são autonarrativos em seus diálogos e atitudes. A poética aristotélica classifica o drama como categoria literária, ao lado do lírico e do épico. As tragédias gregas são exemplos de dramas que chegam, ainda hoje, com toda a sua dramaticidade, por sobreposições de conflitos.Na vida cotidiana, um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor. Mas estes são apenas alguns dos significados mais conhecidos.
O drama envolve questões de uma história recorrente sobre a vida ou situação dos personagens da retratação ou adaptação artística. Geralmente caracterizado por tons melancólicos e realistas, abrange pontos da vida e a filosofia do cotidiano de um certo contexto vivido pelos personagens de tal retratação. Já de maneira mais viral, do cotidiano e fora do ramo profissionalmente artístico, é a forma ou ato de uma expressão exagerada de um indivíduo ou situação, no qual a pessoa que o faz, está atrás de conscientização e sentimento de compreensão do outro indivíduo.
O que deve existir em um texto dramático é:
catástrofe, calamidade, cataclismo, desastre, desgraça, drama, tragédia, sofrimento, aflição, dolência, dor, mágoa, mortificação, padecimento, provação, suplício, infortúnio, teatro, gênero, angústia, melancolia, emoção, expressão, sentimento.Exemplo de texto para teatro - drama
PRIMEIRO ATO (Trecho SAMUEL BECKETT - ESPERANDO GODOT)
Caminha em um descampado, com árvore.
Entardecer.
ESTRAGON, sentado no chão, trata de descalçar-se com ambas as mãos. Detem-se e, esgotado; descansa, ofegando; volta a começar.
Do mesmo modo. Entra VLADIMIR
ESTRAGON. (Renunciando novamente.) - Não há nada a fazer.
VLADIMIR. (Aproximando-se de passos curtos e rígidos, separadas as pernas.) - Começo a acreditá-lo. (Fica imóvel) Durante muito tempo resisti a acreditá-lo, dizendo-me — “VLADIMIR, seja razoável; ainda não tentou tudo.” E reemprendia a luta. (Reconcentra-se, pensando na luta. Ao ESTRAGON) Assim que outra vez aí?
ESTRAGON. - Te pareces?
VLADIMIR. - Me alegra voltar a ver-te. Acreditava que te foras para sempre.
ESTRAGON. - E eu.
VLADIMIR. - Como celebraremos este encontro? (Reflete) Vens que te beijo. (Estende a mão ao ESTRAGON)
ESTRAGON. (Irritado) - Logo, logo.
(SILÊNCIO)
VLADIMIR. (Molesto, friamente) - Pode saber-se onde passou a noite o senhor?
ESTRAGON. - Na sarjeta
VLADIMIR. (Surpreso) - Onde?
ESTRAGON. (Imutável.) - Por aí.
VLADIMIR. - E não te sacudiram?
ESTRAGON. - Sim..., não muito.
VLADIMIR. - Os de sempre?
ESTRAGON. - Os de sempre? Não sei.
Lembrar que deve ser inserida a descrição do palco ou ambiente para o diretor saber dirigir a peça.
O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)
Navalha na carne (Plínio Marcos)
Os ossos do Barão (Jorge de Andrade)
Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues)
Romeu e Julieta (William Shakespeare)
A Importância de Ser Earnest (Oscar Wilde)
Esperando Godot (Samuel Beckett)
Normalmente o cenógrafo trabalha junto com o dramaturgista para criar o palco. Mas, geralmente o próprio escritor elabora o ambiente em que a peça é encenada.
Caro leitor, será que se anima a escrever um texto para nós?
Escreva para letrasnojardim@gmail.com
VASCONCELOS, Luiz Paulo da Silva. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.
BECKETT, Samuel. Esperando Godot.
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