Drama e Palco

 Continuando com nossas atividades de Criação Literária deste mês, iniciaremos nosso estudo de Drama e Palco.

O que é Drama? Lembrando que como escritores temos que preparar o texto para o (a) diretor (a) de teatro. Nós somos os escritores roteiristas que criamos e adaptamos textos para o teatro. 

O drama tem a sua origem no Séc. V a.C., na Grécia, onde aparecem as relações entre os personagens, com seus conflitos, e sem a necessidade de interferência do narrador para que a ação dramática seja compreendida pelo público. Os personagens nesse período são autonarrativos em seus diálogos e atitudes. A poética aristotélica classifica o drama como categoria literária, ao lado do lírico e do épico. As tragédias gregas são exemplos de dramas que chegam, ainda hoje, com toda a sua dramaticidade, por sobreposições de conflitos.

O termo é também encontrado no cinema, na televisão, no rádio, significando um texto ficcional, peça teatral ou filme de caráter "sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real.

Na vida cotidiana, um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor. Mas estes são apenas alguns dos significados mais conhecidos.

Elementos como personagens, diálogos e ação (referida esta ao conflito ou colisão de forças quer externas, quer internas às personagens) são, nessa conformidade, os elementos básicos de um universo ficcional que, diferentemente do narrativo, é composto para ser representado em palco. Por razões que se prendem com essa vocacionalidade cênica e com as normais expectativas de um público quanto ao tempo de duração de um espetáculo, a ação é geralmente mais concentrada (do que numa narrativa), o que não implica forçosamente a aceitação da "regra" das três unidades (de ação, tempo e lugar), lei esta supostamente aristotélica, mas de fato de fabricação renascentista, e dominante sobretudo na composição do drama neoclássico.

O drama envolve questões de uma história recorrente sobre a vida ou situação dos personagens da retratação ou adaptação artística. Geralmente caracterizado por tons melancólicos e realistas, abrange pontos da vida e a filosofia do cotidiano de um certo contexto vivido pelos personagens de tal retratação. Já de maneira mais viral, do cotidiano e fora do ramo profissionalmente artístico, é a forma ou ato de uma expressão exagerada de um indivíduo ou situação, no qual a pessoa que o faz, está atrás de conscientização e sentimento de compreensão do outro indivíduo.

O que deve existir em um texto dramático é:
catástrofe,   calamidade,  cataclismo,   desastre, desgraça,   drama,   tragédia,   sofrimento, aflição,  dolência,   dor,   mágoa,  mortificação,  padecimento,  provação,  suplício,  infortúnio,  teatro,  gênero,   angústia,  melancolia,  emoção,  expressão,  sentimento.

Exemplo de texto para teatro - drama

PRIMEIRO ATO (Trecho SAMUEL BECKETT - ESPERANDO GODOT)
Caminha em um descampado, com árvore.

Entardecer.
ESTRAGON, sentado no chão, trata de descalçar-se com ambas as mãos. Detem-se e, esgotado; descansa, ofegando; volta a começar.
Do mesmo modo. Entra VLADIMIR
ESTRAGON. (Renunciando novamente.) - Não há nada a fazer.
VLADIMIR. (Aproximando-se de passos curtos e rígidos, separadas as pernas.) - Começo a acreditá-lo. (Fica imóvel) Durante muito tempo resisti a acreditá-lo, dizendo-me — “VLADIMIR, seja razoável; ainda não tentou tudo.” E reemprendia a luta. (Reconcentra-se, pensando na luta. Ao ESTRAGON) Assim que outra vez aí?
ESTRAGON. - Te pareces?
VLADIMIR. - Me alegra voltar a ver-te. Acreditava que te foras para sempre.
ESTRAGON. - E eu.
VLADIMIR. - Como celebraremos este encontro? (Reflete) Vens que te beijo. (Estende a mão ao ESTRAGON)
ESTRAGON. (Irritado) - Logo, logo.
(SILÊNCIO)
VLADIMIR. (Molesto, friamente) - Pode saber-se onde passou a noite o senhor?
ESTRAGON. - Na sarjeta
VLADIMIR. (Surpreso) - Onde?
ESTRAGON. (Imutável.) - Por aí.
VLADIMIR. - E não te sacudiram?
ESTRAGON. - Sim..., não muito.
VLADIMIR. - Os de sempre?
ESTRAGON. - Os de sempre? Não sei.

Lembrar que deve ser inserida a descrição do palco ou ambiente para o diretor saber dirigir a peça.

Outros nomes de alguns textos dramáticos bastante conhecidos:
O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)
Navalha na carne (Plínio Marcos)
Os ossos do Barão (Jorge de Andrade)
Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues)
Romeu e Julieta (William Shakespeare)
A Importância de Ser Earnest (Oscar Wilde)
Esperando Godot (Samuel Beckett)

Normalmente o cenógrafo trabalha junto com o dramaturgista para criar o palco. Mas, geralmente o próprio escritor elabora o ambiente em que a peça é encenada.

Caro leitor, será que se anima a escrever um texto para nós?
Escreva para letrasnojardim@gmail.com



VASCONCELOS, Luiz Paulo da Silva. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 2001.
BECKETT, Samuel. Esperando Godot.

Comentários

Postagens mais visitadas